terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PRECATÓRIOS PARA SALDAR DÍVIDAS




Manchete Principal19/01 - 01:00

Empresas recorrem ao mercado de precatórios para saldar dívidas


São Paulo, 19 de Janeiro de 2009 - O mercado de compra e venda de precatórios está se beneficiando das empresas que têm débito em caixa e das bolsas cada vez mais voláteis, em função da crise financeira global. Segundo Nelson Lacerda, do Lacerda e Lacerda Advogados, nos últimos três meses a banca teve aumento de 50% na demanda para aquisição desses títulos.

"Várias empresas estão com débito em caixa e a compra desses papéis é uma maneira de reduzir as dívidas garantidas", explica. Lacerda diz acreditar que a tendência deve prosseguir porque até os "mais conservadores" estão optando pela compra de precatórios.

Até escritórios que não atuavam na área passaram a apostar na tendência.

É o caso do Abdo Advogados, que teve um aumento de 50% na demanda de aquisição de precatórios. "Há economia para a empresa. O deságio é de 30% e a compensação do tributo é calculada no valor original, o que permite o pagamento de até 30% do total do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)", diz Guilherme Sesti Santos, advogado da banca.

Mas a crise afugentou os fundos de investimento estrangeiros, que no início do ano passado apostavam nesses títulos como uma opção de investimento, com retorno superior a 75% em dez anos.

A11(Gazeta Mercantil/1ª Página - Pág. 1)(Fernanda Bompan)

Imprimir Enviar por e-mail comentários