quinta-feira, 27 de março de 2014

DISQUE-FRAUDES: BRASIL GANHA SERVIÇO NACIONAL DE DENÚNCIA ANÔNIMA DE FRAUDES E DESVIOS ÉTICOS.BRASIL GANHA SERVIÇO NACIONAL DE DENÚNCIA ANÔNIMA DE FRAUDES E DESVIOS ÉTICOS.



BRASIL GANHA SERVIÇO NACIONAL DE DENÚNCIA ANÔNIMA DE FRAUDES E DESVIOS ÉTICOS.



01 – FATO - São Paulo, 27 de março de 2014. Após um longo período de preparação e testes, no dia 26 de Março de 2014 foi oficialmente lançado o serviço nacional "Disque-Fraude".

02 – QUEM DEVE DENUNCIAR - Funcionários, fornecedores, clientes e qualquer outra pessoa que, por qualquer razão, tiver informações ou suspeitas relevantes acerca de alguma fraude ou desvio ético.

03 – SIGILO - O serviço Disque-Fraude proporciona o total anonimato dos denunciantes. Não são rastreados nem memorizados os dados de origem da ligação e não são mantidas as gravações originais das conversações.

04 – LEI FEDERAL QUE REGULA A MATÉRIA - Vale lembrar que no fim de janeiro entrou em vigor a primeira norma que trata especificamente do combate à corrupção no âmbito das empresas, a Lei n.12.846/2013.

05 – ORIGEM DOS RECURSOS DO DISQUE-FRAUDES - Os recursos que permitem o funcionamento do Disque-Fraude provêm exclusivamente do setor empresarial e associativo, através de patrocínios, assinaturas e taxas cobradas por serviços prestados.


06 – MAIORES INFORMAÇÕES - Maiores informações acessando o site www.disquefraude.com.br, ou contato através do e-mail contato@disquefraude.com.br .

FONTE E OUTRAS INFORMAÇÕES - http://www.fraudes.org/


06 – 02 – CONTATOS – 0800.710.0009



O Disque-Fraude é um serviço inovador e inédito mundialmente, destinado a receber denúncias anônimas de fraudes e desvios éticos em empresas privadas e em entidades e órgãos públicos.

Funcionários, fornecedores, clientes e qualquer outra pessoa que, por qualquer razão, tiver informações ou suspeitas relevantes acerca de alguma fraude ou desvio ético que tenha sido, ou esteja sendo, cometido em qualquer empresa ou entidade, pode acessar a página de denúncias do site www.disquefraude.com.br, ou ligar para um dos telefones do sistema de atendimento (0800 se ligar de telefone fixo ou público, ou número local se ligar de celular), e fazer uma denúncia anônima.

O serviço Disque-Fraude proporciona o total anonimato dos denunciantes. Não são rastreados nem memorizados os dados de origem da ligação e não são mantidas as gravações originais das conversações, que são simplesmente transcritas por um sistema automático ou por atendentes especialmente treinados e vinculados a contratos de confidencialidade e sigilo.

Segundo Lorenzo Parodi, especialista do setor, autor do livro "Manual das Fraudes" e principal promotor do Disque-Fraude, "as denúncias representam a principal fonte de detecção de fraudes em empresas de todos os tipos e portes". "Diversas pesquisas, nacionais e internacionais, indicam que as denúncias, anônimas ou não, são responsáveis pela detecção de até 60% das fraudes nas empresas.", diz Parodi.

As informações recebidas através das denúncias anônimas pelo Disque-Fraude, são apresentadas e repassadas aos responsáveis das empresas ou entidades vítimas, ou, dependendo dos casos, às autoridades competentes (Ministério Público ou Polícias), sempre preservando o anonimato e sigilo das fontes.

É importante observar que o Disque-Fraude não registra denúncias de fraudes a pessoas físicas e nem de fraudes a empresas ou entidades, das quais as respectivas diretorias já estejam cientes.

O serviço Disque-Fraude foi criado por um grupo de renomados especialistas em combate a fraudes, com o objetivo de disponibilizar condições de independência, segurança, anonimato e sigilo, para que os possíveis denunciantes sejam encorajados a se manifestarem sobre a ocorrência de ilícitos no meio empresarial. Por outro lado, oferece às empresas um serviço confiável, efetivo e de abrangência nacional no combate à fraudes.

Pesquisa da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners) indica que um canal independente de denúncia de fraudes, costuma receber quase 40% a mais denúncias em relação a um canal interno administrado diretamente pela empresa.

Muitas são as razões pelas quais denunciar e ajudar a combater as fraudes é uma necessidade e um dever de todos.

Para funcionários ou fornecedores de uma empresa, combater as fraudes é importante porque elas promovem o enriquecimento ilícito e injusto de poucos em desfavor dos demais e, ao enfraquecer a empresa, podem por em risco seu posto de trabalho e sua carreira. Para clientes ou cidadãos, porque as fraudes encarecem produtos e serviços e afetam a economia como um todo, provocando efeitos altamente prejudiciais. Além disso, as fraudes podem prejudicar a qualidade de produtos e serviços, gerando perigos para a sociedade.

Em termos gerais, é oportuno denunciar fraudes e desvios éticos pois é moralmente justo combater quem estiver se enriquecendo de forma ilícita e imoral e também porque se omitir diante de ilícitos como esses, favorece a criação de um ambiente propício a desvios e leva a um grave risco moral nas empresas e no país como um todo.

O Disque-Fraude ganha particular relevância numa época em que há um forte crescimento da sensibilidade da população brasileira em relação aos problemas da ética e do combate à fraudes e à corrupção. Vale lembrar que no fim de janeiro entrou em vigor a primeira norma que trata especificamente do combate à corrupção no âmbito das empresas, a Lei n.12.846/2013, criada pelo governo com um intuito moralizador que está plenamente alinhado aos objetivos do Disque-Fraude.

Até o presente momento o Disque-Fraude não recebe incentivos de governos, mesmo prestando um serviço de interesse público ao também captar denúncias de fraudes e desvios éticos em entidades, órgãos e empresas públicas.

Os recursos que permitem o funcionamento do Disque-Fraude provêm exclusivamente do setor empresarial e associativo, através de patrocínios, assinaturas e taxas cobradas por serviços prestados.


Maiores informações acessando o site www.disquefraude.com.br, ou contato através do e-mail contato@disquefraude.com.br .