sábado, 12 de abril de 2008

BID apóia criação de fundo de investimento em infra-estrutura no Brasil





NOTÍCIAS DO GRUPO DO BID



BID apóia criação de fundo de investimento em infra-estrutura no Brasil


O BID aprovou um empréstimo de até US$75 milhões para ajudar a criar um Fundo Brasileiro de Investimento em Infra-estrutura (FBII) que visa promover financiamento de médio e longo prazo do setor privado para projetos de infra-estrutura.

O fundo de investimento de US$575 milhões em moeda local será um fundo misto de dívida e capital de risco que se destina a investir primariamente em projetos do setor privado de infra-estrutura e empresas de utilidade pública nas áreas de energia, transporte, telecomunicações e água e saneamento, entre outros. Deverá investir em aproximadamente 15 projetos ou empreendimentos distintos, obedecendo diretrizes para assegurar diversificação e evitar concentração excessiva em uma área de atividade.

O fundo ajudará a resolver a carência de opções de financiamento de longo prazo no Brasil e será administrado por uma gerenciadora de fundos de investimento selecionada independentemente e que também possa contribuir com capital. O fundo captará recursos dos fundos de pensão brasileiros e de outros investidores institucionais, cujos investimentos se traduzirão em quotas.

O fundo busca oferecer taxas de retorno que superem as atualmente disponíveis no país para investimentos de longo prazo.

Nenhum comentário: